Oque é LED?


O que é LED?

O termo LED vem do inglês (L.E.D = Light emitter diode) ou Diodo Emissor de Luz. É um componente eletrônico semicondutor da mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Esta transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta, dentre outras.
Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido (Solid State).
O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.
LED COMUM  (explicação do LED)

O componente mais importante de um LED é o chip semicondutor (LEDFRAME) responsável pela geração de luz. Este chip tem dimensões muito reduzidas, como pode ser verificado na figura ao lado , onde apresentamos um LED convencional e seus componentes.
Os LEDs têm algumas particularidades que não se deve esquecer, são polarizados, pelo que o contato positivo do LED (anodo), geralmente o mais comprido, deve ser ligado ao pólo positivo da bateria, enquanto o contato negativo (catodo), normalmente o mais curto, deve ser ligado ao pólo positivo. No caso da ligação ser feita ao contrário, o LED não irá estragar, apenas não irá acender
Os Leds precisam de uma quantidade adequada e predefinida de voltagem e fluxo de corrente provida por uma bateria, para que acendam, e voltagem dos LEDs é diferente dependendo de sua cor.
Geralmente, os LEDs vermelhos, verdes e amarelos precisam de uma voltagem entre os 2.2V e os 2.4V, enquanto os azuis e os brancos brilhantes necessitam de mais do que 3.4V.
No que diz respeito ao fluxo de corrente, a maioria dos LEDs precisam apenas de 20mAh, por isso recomendamos sempre usálos com resistor.
Nas embalagens e datasheets dos LEDs fornecidos pela Uniled, você sempre encontrará informações específicas sobre a voltagem mínima e a máximarequerida para que o LED funcione,esta propriedade é conhecida como Forward Voltage (VF), e a corrente de que o LED precisa é também indicada como Forward Current (IF).
Por outro lado, nossas embalagens e datasheets, fornecem ainda informações sobre as características do próprio LED, respeitantes à sua intensidade luminosa (Iv) e ao ângulo de visão.
Quanto maior for o ângulo de visão, mais difuso é o foco de luz emitido pelo LED, enquanto que um ângulo de visão menor resulta num foco mais direcionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário