Conheça a mais longa fachada de LED do mundo
Se é verdade que quanto maior, melhor, então o Taman Anggrek realmente leva vantagem. Ele não é só o maior shopping center da Indonésia, o enorme complexo também conta com a mais longa fachada de LED do mundo. E o que poderia ser mais legal do que apresentar nela o melhor da arte generativa?
A tela gigante de mais de 353 metros de comprimento brilha sobre Jacarta, e embrulha o exterior da junção de arranha-céus. As obras apresentadas foram encomendadas pela agência Standard Vision, que integra propaganda com visuais generativos de tirar o fôlego de artistas como Casey Reas e Marius Watz.
As obras impressionantes que passam pela tela funcionam como um farol, iluminando a cidade e transformando todo o terreno urbano em um display de fogos de artifício de várias cores e formas. As imagens fluídas escorrem em cascata pelos lados dos prédios. Os vórtex ondulados de Watz surgem da tela, hipnotizando o espectador com ondulações e prolongamentos. Fitas de cores se mexem quase como se pudessem sair das telas e submergir no horizonte num jato de eletricidade.
Essa pode ser a melhor maneira de ver esse tipo de arte, tanto pelo tamanho da tela quanto pela disposição pública. Inflada a um tamanho impossível de ignorar, as imagens parecem ter sido libertadas pela primeira vez, finalmente capazes de atingir seu potencial total e explorar toda sua gama de movimentos.
Mas como uma tela desse tamanho afeta o espaço público em que está? Telas assim têm um impacto na forma como as pessoas percebem as paisagens urbanas e a arquitetura. Enquanto projeções mapeadas já nos permitem ver prédios como telas, estas outras são ilusões impermanentes. As telas estão se tornando uma parte essencial da vida urbana, tanto como quadros para adicionar visuais artísticos à paisagem da cidade, quanto como meio de comunicar informação (e, para nosso desgosto, mais um lugar para publicidade).
Arte generativa nessa escala nos faz imaginar a cidade como espaço público constantemente em fluxo. Isso pontua os movimentos diários dos habitantes e enfatiza a cidade como um centro de inovações tecnológicas e avanço cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário